NOVA TRENTO

Roteiro:

 

  • Saída: 08:30 Hrs. da manhã
  • Santuário Santa Paulina
  • Missa 10:00 Hrs.
  • Almoço (não incluso)
  • Retorno: 16:30 Hrs.

Saiba mais...

 

No ano de 1875, período da grande imigração europeia para o Brasil, muitos imigrantes, entre eles italianos, alemães, austríacos e poloneses, desembarcaram no Brasil. Entre os imigrantes austríacos, saídos do antigo Império Austro-Húngaro, chegaram à região as famílias da região trentina do Tirol. Os tiroleses de língua italiana (trentinos) encontravam-se em dificuldades na terra de origem, por causa das crises no setor agrário, ocasionadas pelas guerras da unificação italiana que enfraqueceram o comércio local.

 

Os imigrantes tiroleses entraram no Vale do Itajaí juntamente com os colonos alemães e também foram incentivados por Dr. Blumenau. Eram todos trentinos, isto é, de língua italiana. Em 1892, batizaram a nova colônia como Nova Trento em homenagem à sua região de origem. Ali se formou uma comunidade agrícola e profundamente católica.

 

A região tirolesa permaneceu unida à Áustria do século XV até 1918 (Primeira Guerra Mundial), quando a porção sul do antigo condado (incluindo o atual Trentino) foi anexada à Itália. Nova Trento constituía, até aquela data, a maior colônia austríaca do Brasil e, após a guerra, passou a ser uma das maiores colônias italianas de Santa Catarina.

 

O Império Austro-Húngaro era conhecido por agregar diferentes povos, de diferentes idiomas e culturas. A região trentina se caracteriza por ser de língua italiana, mas com históricas influências germânicas. Atualmente a Província Autônoma de Trento possui um estatuto de autonomia bastante amplo e que garante suas características sociais, econômicas e históricas na Itália atual.

 

Embora fosse inicialmente uma colônia austríaca (seus fundadores saíram do Império Austro-Húngaro e possuíam passaportes austríacos), seus fundadores trentinos eram todos de língua italiana, porque eram os "italianos do Tirol". A cidade de Nova Trento cultua até hoje as tradições, costumes e a religiosidade de seus antepassados.

 

Muitos italianos da Lombardia e do Vêneto também se estabeleceram em Nova Trento, de modo que em 1900 os descendentes de italianos saídos dessas regiões eram quase a metade da população da cidade.

 

Atualmente, Nova Trento é o segundo maior polo de Turismo Religioso do Brasil em virtude das peregrinações de fiéis que vão visitar a cidade onde morou Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus, a primeira santa brasileira, embora nascida na Europa.

 

A bandeira de Nova Trento traz as cores da bandeira italiana (que são as mesmas do estado de Santa Catarina) e denota uma acetuada intenção de resgate das origens europeias da cidade ocorrida a partir de 1960, embora, como se sabe, a colônia tenha sido fundada quase 30 anos antes do território trentino pertencer à Itália.

  • Telefone: +55 47 9.9131-0090
  • WhatsApp: +55 47 9.9131-0090
  • Email: contato@alfaturviagens.com.br
  • Endereço: Rua Professor Eli Adriano da Silva 161
  • Cidade: Penha - Santa Catarina
  • CEP 88385-000

Copyright 2017 - All rights reserved. Template by JCTECNOLOGIAS